28/03/2012

Programa ReDes e AMURV

A AMURV enviou ao Programa ReDes criado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que tem por objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda, por meio do fomento de cadeias produtivas e qualificação profissional um projeto tem como objetivo geral é melhorar a qualidade de vida, capacidade associativista e empreendedora de 40 mulheres associadas à AMURV, inserindo-as no mercado de produção e comercialização agroindustrial, beneficiando outras 110 famílias envolvidas na cadeia de fornecimento de vegetais. Objetivo específico é a geração de renda para 140 famílias do Assentamento Rio Vermelho e imediações, tendo como núcleo as associadas da AMURV, mediante: 


1. Estruturação da unidade agroindustrial (instalações e equipamentos) para produtos vegetais minimamente processados, polpas e doces; 
2. Definição e aprimoramento dos processos operacionais (produção, beneficiamento, comercialização e logística); 
3. Estruturação das bases gerenciais do negócio, com foco na gestão coletiva eficiente e sustentável; 
4. Estruturação das bases comerciais do negócio;
5. Irradiação de boas práticas e multiplicação da experiência.
O projeto tem como estratégia a implantação de duas linhas de processamento de produtos vegetais: uma de processamento mínimo (limpeza, sanificação, seleção, embalagem) e outra de beneficiamento (polpas e doces).
O projeto foi elaborado durante meses pela consultoria terceirizada pelo programa REDES (VOTORANTIM) a Sustainability Lab pelos consultores Fausto Amadigi, James Allen, que foram extremamente envolvidos e pela equipe do projeto INCRA SEBRAE atuante em Niquelândia-Goias representadas pelos consultores Lívia Pelá Corrêa, Ismael Almeida e Carlos Maia.
Sendo aprovado nosso projeto os impactos sociais e econômicos desejados serão na geração de renda mensal estável de um salário mínimo para 40 mulheres associadas à AMURV ao final de cinco anos de projeto. - Indiretamente vinculados, como fornecedores de vegetais in natura para a agroindústria, proporcionar renda para 110 famílias do Assentamento Rio Vermelho e vizinhos (Salto para o Futuro, Jose Marti, Aranha e Julião Ribeiro). Quanto aos impactos sociais, o mais evidente diz respeito à educação e formação profissional de 40 mulheres associadas, bem como desenvolvimento técnico-agrícola das demais 100 famílias de fornecedores. Vale destacar que este é um público predominantemente semi-alfabetizado, com baixíssima formação escolar (ensino fundamental incompleto).

Nossa associação está na torcida para que nosso projeto seja contenplando para gerarmos trabalho e renda as mulheres do campo de Niquelândia Goías.


Informações: http://www.programaredes.org.br/programa/o-que-e/