29/04/2011

Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)


 Horta orgânica que faz parte do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), do Convênio SEBRAE-INCRA em Niquelândia-Go, em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O objetivo é levar alimentação saudável para a mesa e contribuir para a geração de emprego e renda das famílias.
O sistema que combina a permacultura e a agricultura orgânica é constituído de círculos que tem ao centro um aviário coberto com capacidade para criar de 10 a 50 galinhas, em torno dele uma faixa composta de três canteiros de 1,20 metro de largura para o cultivo de hortaliças à volta desta, outra faixa para plantio de legumes e outros alimentos. Daí para diante vem o quintal das frutas, que é dividido em dois piquetes ao qual as galinhas chegam para pastar depois de passar por um estreito corredor que liga o galinheiro ao quintal.   
Essa construção relativamente simples e de fácil manutenção pelo produtor, conta com um sistema de irrigação por gotejamento que funciona por pressão natural da queda d’água e é alimentado por um reservatório com capacidade para cinco mil litros.

O PAIS é direcionado para agricultores familiares de baixa renda e ensina a plantar sem agrotóxico. A metodologia reúne técnicas de produção agroecológica e promove o desenvolvimento sustentável. As fotos postadas são do Assentamento Santa Rita do Brueiro em Niquelândia-Go. A alternativa possui grande valor ambiental e gera economia para os produtores rurais. Esta tecnologia social cria oportunidades para os trabalhadores. Além de consumir alimentos de qualidade e preservar o meio ambiente e podem aumentar a renda com a comercialização dos excedentes.