Ocorreu um erro neste gadget

25/01/2011

20 Dicas para ajudar a Salvar o Planeta


Por Bruna Souza
Postado por INFC em 12 janeiro 2011 às 11:01

Frequentemente acompanhamos nos jornais e TVs notícias sobre catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como as que tem ocorrido nos últimos anos.

Ciclones atingem o Brasil, o número de desertos aumenta a cada dia e fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta. Aposto que você sabe o que está provocando tudo isso? Sim, o famoso aquecimento global.

Para ajudar a diminuir os efeitos desse fenômeno climático é preciso uma ação conjunta de toda a sociedade, governos e populações por todo o planeta. Você também pode ajudar com pequenas ações! Veja a seguir uma lista com 20 dicas que podem ajudar a salvar o planeta.

1. Tampe suas panelas enquanto cozinha
Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Isso economiza gás e energia.

2. Use uma garrafa térmica com água gelada
Compre garrafas térmicas, de 2 ou 5 litros, abasteça-as com água bem gelada pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo de água.

3. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc. Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4. Cozinhe com fogo mínimo
Você se lembra das aulas de Física no ensino médio? Então você sabe que não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida, e acabar com o seu gás.

5. Antes de cozinhar retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que você for cozinhar. Abra a geladeira apenas uma vez e retire de dentro tudo o que você vai precisar.

6. Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente para ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia.

7. Use pilhas e baterias recarregáveis
Elas custam um pouquinho mais caro, mas também duram muito mais. A baterias e pilhas podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

8. Limpe ou troque os filtros do ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

9. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

10. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel ou Energy Star. Eles consomem menos energia.

11. Não deixe seus aparelhos em “standby”
Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de “standby” (ou em espera) de um aparelho utiliza cerca de 15% a 40% da energia consumida quando está acionada.

12. Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

13. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar.

14. Use a máquina de lavar roupas só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água.

15. Tome banho de chuveiro
Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

16. Pendure as roupas ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

17. Recicle
No trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta.

18. Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum.

19. Utilize uma sacola de lona ou de material rciclado para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou uma EcoBag.

20. Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.